segunda-feira, 27 de julho de 2015

Mais de 3 mil candidatos comparecem à primeira etapa do concurso de juiz do TJPB | Tribunal de Justiça da Paraíba

Mais de 3 mil candidatos comparecem à primeira etapa do concurso de juiz do TJPB

A primeira etapa das provas do 53º Concurso de Juiz-Substituto do Tribunal de Justiça da Paraíba ocorreu neste domingo(26), das 8 às 13 horas, com os candidatos disputando as 15 vagas oferecidas. Dos 4.601 inscritos, apenas 3.975 estavam habilitados e, desse total, 904 deixaram de realizar o certame, perfazendo 22,4 % de abstenção. O exame foi aplicado em instituições de ensino distribuídas em cinco bairros da Capital.
O salário de um juiz-substituto em início de carreira é de R$21.000.00 (vinte e um mil reais).
Apesar da chuva, os candidatos chegaram com uma hora de antecedência aos locais das provas, como estabelecia o edital. Não foi registrada nenhuma ausência ocorrida por atraso.
prova_concurso_juizes_comissao_26_07_15_(1)O presidente da Comissão do Concurso, juiz Antônio Carneiro, disse que a primeira etapa, com a realização da prova objetiva, transcorreu dentro da normalidade e obedecendo todas as exigências previstas no edital. “O exame transcorreu com muita lisura, transparência e, também, muita organização”, ressaltou.
O magistrado informou que a previsão é de que nos próximos dois dias úteis, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE), empresa organizadora do concurso, faça a divulgação do gabarito das provas. “Aqueles candidatos que obtiverem nessa primeira etapa, pontuação para ficar entre as 300 maiores notas, estarão habilitados para a segunda etapa (provas discursivas) que, de acordo com o edital, acontecerão em setembro”, concluiu.
O representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Secional Paraíba (OAB/PB), advogado Valberto Azevedo, que integra a comissão responsável pelo concurso, fez uma avaliação positiva do certame. Ele disse, na ocasião, que a iniciativa, representa um passo importante dado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba na sua missão constitucional. “O concurso trará para a seara da justiça, dentre tantos candidatos, aqueles que estarão entre os melhores profissionais que esse certame irá revelar”, avaliou.
Na oportunidade, Valberto Azevedo parabenizou a iniciativa do Tribunal na condução dos trabalhos que, de acordo com ele, está muito bem organizado, com lisura e transparência. “A OAB parabeniza o Poder Judiciária paraibano, principalmente pelo fato do concurso estar sendo realizado como a Constituição determina”.
Integram a comissão responsável pelo concurso, os juízes Antônio Carneiro de Paiva Júnior, Hermance Gomes Pereira, Fábio Leandro de Alencar Cunha, além do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba(OAB/PB), Valberto Alves de Azevedo Filho.
Por Clélia Toscano.
Fonte: www.tjpb.jus.br

Nenhum comentário: